segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Supresa no Massachusetts?

Avizinha-se uma enorme surpresa, amanhã, quando forem a votos os cidadãos do Estado do Massachusetts para se pronunciarem sobre um lugar no Senado americano. Trata-se do lugar que era ocupado, desde 1962, por Ted Kennedy, que faleceu o ano passado.
Neste Estado de New England, tradicionalmente um dos mais seguros para os Democratas, afigurava-se uma corrida mais disputada do que é costume no Massachusetts, entre a Democrata Martha Coakley, attorney general do Estado (uma espécie de procuradora-geral) e o candidato do GOP, o senador estadual Scott Brown. Porém, as últimas sondagens têm dado sucessivas vantagens a Brown, fazendo antever que este lugar no Senado pode mesmo estar ao alcance dos Republicanos.

Depois das derrotas Democratas, em Novembro de 2009, nas eleições para os cargos de Governador nos Estados da Virginia e de New Jersey, esta possível desfeita num Estado solidamente azul colocará em ainda piores lençóis Barack Obama e a liderança do Partido Democrata. Além disso, porá também em risco a reforma da Saúde americana, que, actualmente, é muito impopular entre os americanos. Segundo as sondagens, este tópico é uma das principais razões para este resultado surpreendente que parece se estar a fabricar no home state da família Kennedy.

Hoje serão lançadas mais sondagens importantes para se perceber o estado da corrida, mas só mesmo amanhã, depois de contados todos os votos, se terá a certeza do vencedor. Para já está tudo em aberto, mas apenas o facto de se estar a pôr a hipótese de uma derrota Democrata neste Estado é já uma enorme surpresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário