sexta-feira, 16 de abril de 2010

Barack Obama e John Kennedy

Barack Obama esteve ontem no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Florida. Na sede da NASA, o presidente americano fez um discurso cujo objectivo seria o de acalmar as preocupações e críticas causadas pela sua decisão de abandonar os planos de voltar a colocar homens na Lua. Apesar de não ter voltado atrás, justificou a sua escolha pelo facto do Homem já ter pisado a Lua e necessitar de novos desafios. Nessa óptica, Obama anunciou querer que os Estados Unidos enviem uma missão tripulada a Marte até meados dos anos 30. Esta sua decisão fez-me imediatamente lembrar de John Kennedy e a sua promessa, no início do seu mandato, em Maio de 1961, de colocar um homem na Lua até ao fim dessa década. JFK não viveria para ver, mas em 1969, Neil Armstrong cumpriria o seu sonho.
Desde a subida meteórica de Obama na política norte-americana, a partir de 2004, muito se tem comparado o actual presidente ao mais famoso dos Kennedys. E, de facto, este é mais um paralelo que se pode encontrar entre os dois. Mas há muitos mais.
Logo na campanha se encontraram semelhanças, com uma mensagem muito parecida, baseada na esperança e na mudança. Os dois cativaram não só os EUA, mas também o mundo. Neste tópico há ainda ainda outro paralelo, com Obama a dirigir-se em Berlim a uma multidão de europeus, à semelhança do que JFK fizera no seu famoso discurso "Ich bin ein Berliner". Aliás, ambos utilizaram um dos seus pontos fortes - a oralidade - para cativar os eleitores e passar a sua mensagem. Porém, neste campo, Kennedy ainda leva clara vantagem, mas grande parte desse mérito deve ser partilhado com aquele que é, na minha opinião, o melhor speechwritter de sempre: Ted Sorensen. Por fim, as campanhas destes dois políticos democratas (outra semelhança) trouxeram um factor de novidade, através do uso das novas tecnologias. Se ficou famosa a ideia de que Kennedy se tinha tornado o primeiro presidente eleito pela televisão, também se pode considerar que Obama foi o primeiro presidente eleito pela Internet.
Depois, ao chegarem à Casa Branca, ambos fizeram história, não só por serem muito novos - Kennedy com 43 anos e Obama com 47 -, mas também por representarem o primeiro católico (JFK) e o primeiro afro-americano (Obama) a ocuparem a Sala Oval. Além disso, os dois são mais do que apenas políticos, já que os seus perfis públicos assemelham-se mais a estrelas de música ou de Hollywood. Por fim, foram os próprios membros do clã Kennedy, como Edward e Caroline, irmão e filha de JFK, respectivamente, a afirmarem que viam em Obama muitas das características que fizeram de John um dos presidentes mais queridos de sempre pelos americanos.
Contudo, estas muitas semelhanças não passam de meras curiosidades, porque é injusto fazer este tipo de comparações, até porque Kennedy e Obama viveram em épocas muito diferentes, com desafios e problemas distintos.

2 comentários:

  1. Lance Armstrong?!?! Está bem que o homem pedala muito, mas daí a ter ido à Lua de bicicleta... :-))

    É NEIL Armstrong, João Luís.

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah. Obrigado pelo reparo. É caso para dizer que estava com a cabeça na lua! :)

    ResponderEliminar