quinta-feira, 15 de abril de 2010

Michelle, uma Primeira Dama popular

Não só do presidente vive a Casa Branca. Uma figura sempre importante e cuja vida e actividade os americanos seguem com muita atenção é a Primeira Dama. Ao longo dos anos, as funções da mulher do presidente basearam-se nas questões de protocolo de outros assuntos mais triviais e mais conotados com o papel tradicional da mulher de dona de casa, como a alimentação ou a decoração.
Mas, à medida que essa visão das mulheres se foi alterando, o mesmo aconteceu com as funções da Primeira Dama. Agora, é comum terem um campo de acção bem mais alargado, com uma voz e uma participação activa na política da Casa Branca.
A actual Primeira Dama, Michelle Obama, não é uma Hillary Clinton, que muitos afirmavam ser, durante os oito anos de Bill Clinton na Sala Oval,uma verdadeira vice-presidente. Michelle não tem o portfolio e as atribuições políticas da actual Secretária de Estado, mas isso também a ajuda a não polarizar a opinião pública, o que aconteceu com Hillary. Michelle preferiu escolher um tema principal para as suas actividades - a obesidade infantil - que não afronta ninguém (talvez apenas os donos de cadeias de "fast-food") e tem conseguido criar uma excelente imagem junto do público. Os media adoram-na e o povo americano já se rendeu ao seu charme. Basta ver os seus índices de popularidade, que andam à volta dos 70%.
Contudo, nem sempre foi assim. Durante a campanha presidencial de 2008, Michelle chegou a ser vista como uma "lyability" para Obama. A sua afirmação que ver o seu marido concorrer à presidência fazia com que, pela primeira vez, tivesse orgulho no seu país, caiu especialmente mal. Mas, dessa altura até à actualidade, Michelle Obama deu a volta por cima e a situação é, agora, totalmente diferente. Com a popularidade que usufrui junto do eleitorado, Michelle será, certamente, muito requisitada pelos democratas em campanha para as eleições de Novembro. Porventura, mais ainda que o seu marido...

2 comentários:

  1. Já para não falar na criação da horta mais famosa do planeta

    ResponderEliminar
  2. Nao tenho duvidas que Michelle Obama e muito popular.

    A natureza do "cargo" que ocupa assim propicia, ainda mais no mundo mediatico obcicionado pela cultura de celebridades.

    Michelle Obama fica associado ao lado mais glamoroso da esfera presidencial.

    No entanto, para compreendermos mais a fundo a mundividencia desta mulher, aconselho a leitura da sua tese de graduacao na Universidade de Princeton:http://www.politico.com/news/stories/0208/8642.html

    Nao admira que so recentemente sentiu orgulho dos EUA...


    Joao Fernandes

    ResponderEliminar