segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um tweet polémico

Mesmo depois de, surpreendentemente, se ter demitido do cargo de Governadora do Estado do Alasca, Sarah Palin nunca mais abandonou a arena mediática americana e mesmo mundial. Para se manter, então, debaixo dos holofotes, a candidata vice-presidencial de John McCain contou com diversos veículos, como a tournée de lançamento do seu livro, "Going Rogue" ou o seu programa na Fox News. Contudo, um dos métodos que mais eficazmente tem utilizado para divulgar as suas mensagens e pensamentos ao povo americano tem sido o recurso às redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
A sua mais recente mensagem via Twitter causou muita polémica. Referindo-se aos planos de construção de uma mesquita perto do "Ground Zero", o local onde estavam situadas as Torres Gémeas, Palin apelou à rejeição de tal projecto, considerando que este constitui uma provocação desnecessária e prejudicial à recuperação das relação dos norte-americanos com o Islamismo, gravemente afectada pelos atentados de 11 de Setembro de 2001. Opinião contrária teve o Mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, que decidiu aprovar a construção da mesquita precisamente com o objectivo de melhorar essas mesmas relações inter-religiosas.
Além do conteúdo do tweet, também a forma fez furor, pois Palin utilizou uma palavra que não consta do dicionário inglês - "refudiate" - para incitar à recusa da mesquita. É mais uma gaffe que prejudica a imagem nacional de Sarah Palin, já muito "queimada" por anteriores deslizes que contribuíram para que grande parte da população americana a veja como incapaz de vir um dia a ocupar a presidência. Mas, por outro lado, o destaque concedido a este simples tweet demonstra (se mais provas fossem ainda necessárias) que Palin é mesmo uma super-estrela da política americana, apenas comparável ao próprio Presidente Obama.

1 comentário:

  1. Estou sempre a aprender com a sra. Palin, primeiro geografia e agora inglês lol

    ResponderEliminar