sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Senado: Sondagens

A dois meses das eleições intercalares de 2010, importa ir espreitando as sucessivas sondagens que surgem sobre as corridas mais importantes, sejam para o Senado, para a Câmara dos Representantes. ou para os governos estaduais. Hoje, o destaque vai para o Senado e para as disputas mais renhidas e que decidirão qual o partido que ficará no controlo da câmara alta do Congresso, após as midterms. E, neste capítulo, segundo os últimos estudos de opinião, há boas e más notícias para os dois lados. Senão vejamos:
Califórnia:  Fiorina (R) 48%, Boxer (D) 46%
Florida: Crist (I) 34%, Rubio (R) 34%, Meek (D) 17%
Illinois: Giannoulias (D) 34%, Kirk (R) 34%
Kentucky: Paul (R) 43%, Conway (D) 37%
Nevada: Reid (D) 50%, Angle (R) 47%
Ohio: Portman (R) 45%, Fisher (D) 38%
Washington: Rossi (R) 50%, Murray (D) 47%
Vistos os números, ficam evidentes os excelentes resultados de Carly Fiorina no maior estado da União, onde, caso se venha a verificar uma vitória republicana, pode residir a maior surpresa da noite eleitoral. Depois, ainda mais motivos para o GOP sorrir em Washington, normal terreno democrata, e no Ohio, onde parece cada vez mais improvável uma ameaça democrata. Por outro lado, o partido de Obama consegue resultados animadores no Nevada, onde Harry Reid continua a sua recuperação às custas da candidata escolhida pelos republicanos, e no Illinois, onde os dois concorrentes surgem empatados, depois de várias sondagens que davam vantagem ao republicano Mark Kirk. Além disso, o Kentucky parece ainda ao alcance dos democratas, apesar de Rand Paul manter ainda uma margem relativamente confortável.
Por fim, a Florida, a eleição mais interessante e complexa deste ano, onde Crist e Rubio surgem neck-and-neck com o democrata Keek bem atrás. Aqui, como já tenho referido, os democratas terão um complicado jogo de equilíbrio para fazer, entre o apoio oficial ao seu candidato e a ajuda à vitória do moderado Charlie Crist sobre o conservador Marco Rubio. Mas, para já, o desfecho continua totalmente imprevisível.

Sem comentários:

Enviar um comentário