quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Michelle Obama já votou!

A Primeira-Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, já depositou o seu boletim de voto, na sua cidade de residência, a windy city, Chicago. A esposa de Obama aproveitou uma janela no seu preenchido périplo pelo país, onde faz campanha pelos candidatos democratas, para exercer o seu direito cívico, aproveitando-se da possibilidade de votar antes do dia marcado para as eleições.
Nas últimos ciclos eleitorais, o early voting tem ganho relevância, sendo cada vez mais os eleitores que preferem votar antecipadamente, seja para evitar as filas do dia designado ou para precaver qualquer indisponibilidade nessa data. Nas eleições de 2008, quase um terço dos votantes escolheram fazê-lo através deste sistema, apesar de em alguns dos Estados da União não permitirem o early voting. Este valor reflecte uma clara tendência de subida, em comparação com os 22% e os 16% do eleitorado que votaram mais cedo, nas eleições de 2004 e de 2000, respectivamente.
Normalmente, a maioria dos eleitores que preferem votar com antecedência são aqueles que se encontram mais entusiasmados com a eleição. Assim, da mesma forma que, nas eleições presidenciais de 2008, Barack Obama ganhou o early voting por larga margem, é expectável que os republicanos consigam amealhar grande parte destes votos, dado o maior entusiasmo entre o seu eleitorado relativamente a este ciclo eleitoral em comparação com os simpatizantes democratas.
Como já está aberto o período do voto antecipado, pode considerar-se que as eleições intercalares deste ano já começaram. De qualquer forma, o grosso dos votos, a contagem dos boletins e os resultados finais apenas chegarão a 2 de Novembro. E essa será sempre a data de todas as decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário