segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Shove it, Obama"

Continua a sentir-se o mau ambiente que reina no seio do Partido Democrata nas vésperas das eleições intercalares. A mais recente prova veio do pequeno estado de Rhode Island, que Barack Obama visita amanhã para se encontrar com trabalhadores locais e angariar dinheiro para os democratas. E foi nesse estado que o candidato democrata a Governador, Frank Caprio, depois de saber que o Presidente norte-americano não irá aproveitar a ocasião para o apoiar publicamente na sua candidatura ao governo do estado, disse que Obama podia pegar no seu apoio e "shove it", uma expressão insultuosa, que poderia ser traduzida como "enfiá-lo". 
A atitude de Obama, ao preferir não declarar o seu apoio ao candidato do seu partido deverá estar relacionado com o facto de o principal adversário de Caprio nesta eleição ser o antigo republicano, agora independente, Lincoln Chafee, que, aquando da campanha presidencial de 2008, preferiu apoiar o actual presidente, em vez de se colocar por trás de John McCain, o candidato do seu anterior partido. 
O facto de Barack Obama não comunicar o seu apoio oficial a Frank Caprio é um importante contratempo para o candidato democrata, visto que no blue state Rhode Island o Presidente ainda é bastante popular.  Assim, a nega de Obama enfureceu Caprio de tal forma que o levou a proferir este fortíssimo ataque ao Presidente, o que poderá ter fortes repercussões nesta corrida que, até hoje, se encontrava totalmente em aberto.

3 comentários:

  1. Boa história, João, não sabia disto. Incrível a reacção do candidato democrata. Preocupante, mesmo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa história, João, não sabia disto. Incrível a reacção do candidato democrata. Preocupante, mesmo...

    Um abraço, Germano Almeida - Casa Branca

    ResponderEliminar
  3. Germano, a reacção de Caprio é baixa, de mau gosto e totalmente desajustada. Contudo, compreendo a frustração de um candidato democrata que não pode contar com o apoio do seu presidente numa corrida como esta. Acredito que esta jogada de Obama tem a ver com a retribuição do favor que Chafee lhe prestou em 2008.

    ResponderEliminar