sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Obama chega hoje

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega a hoje a Portugal para participar na cimeira da NATO, que se realiza até ao dia de amanhã, em Lisboa. Na sua primeira visita ao nosso país, Obama terá a sua agenda muito preenchida. Isto porque, além do programa da cimeira da Aliança Atlântica, o presidente norte-americano terá várias reuniões bilaterais, incluindo um almoço com o seu homólogo português, Cavaco Silva, e um encontro com o primeiro-ministro José Sócrates, onde um dos temas abordados será, seguramente, a crise financeira que assola Portugal.
A cimeira da NATO de Lisboa, afinal o motivo da presença de Obama no nosso país, tem, também, um programa extenso e ambicioso. Os aliados esperam aprovar o novo conceito estratégico da organização, continuar a sua política de aproximação à Rússia (durante décadas, o grande inimigo e a razão de existir da NATO) e avançar no projecto do escudo anti-míssil europeu. Contudo, em cima da mesa estará também a questão do Afeganistão, aquela que é já apelidada de "a guerra de Obama". Nesta cimeira, o presidente americano não deixará de apelar ao empenho dos europeus nesta teatro de guerra, pedindo-lhes um último esforço num conflito que se arrasta há já nove anos.
Apesar de não se saber o que resultará das reuniões de Lisboa, é já certo que esta será uma cimeira histórica, até porque ultrapassa o âmbito da NATO, com a presença, principalmente, do presidente russo, Dmitri Medvedev, mas também do presidente afegão, Hamid Karzai. Contudo, a verdadeira estrela da cimeira e o principal alvo das atenções será sempre, no fim de contas, Barack Obama.

2 comentários:

  1. Que honra e prazer ter cá Barack Obama...só é triste que venha para contribuir na organização e estratégia da maior máquina de guerra do mundo...que mata centenas de milhares de civis/ano nos mais variados lugares do mundo! Mas ainda bem que existe...até porque eu ainda tenho receio que as armas de destruição maciça do Saddam rebentem com todas as civilizações democráticas ocidentais! Obrigado NATO por defenderes a democracia mundial! Embora, claro, protejas e defendas as mais variadas ditaduras... Ah, one more thing...parabens ao Obama pelo prémio nobel da paz! E que continue a conquista "democrática" do afeganistão!

    ResponderEliminar
  2. Bem, honrados ou não com esta visita, Obama consegue colocar Portugal no mapa, nem que seja só por dois dias...

    ResponderEliminar