segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A força de Romney no New Hampshire

No passado Sábado, o Partido Republicano do New Hampshire realizou a sua reunião anual, com o propósito principal de eleger o novo líder estadual. A escolha recaiu em Jack Kimball, que, sendo um favorito dos Tea Party, sublinha a crescente influência deste movimento conservador, mesmo num Estado onde os republicanos são normalmente considerados como moderados. 
Contudo, o aspecto mais interessante deste meeting prendeu-se com a realização de uma straw poll, uma sondagem informal onde votaram cerca de 500 republicanos do New Hampshire, relativa às primárias do GOP para as eleições presidenciais. Relembre-se que é neste Estado que se realizam as primeiras primárias no ciclo das eleições para a Presidência dos Estados Unidos (o Iowa vota primeiro, mas em sistema de caucus), o que reveste estas primeiras quasi-sondagens de um interesse acrescido. 
Apesar de o resultado do momento eleitoral para a presidência do partido estadual ter favorecido um Tea Partier, já o vencedor da straw poll residiu no mais moderado Mitt Romney, que ganhou com larga margem, reunindo 35% das intenções de voto. A uma longa distância, com 11%, ficou Ron Paul (considerado o "pai" do Tea Party) e mais longe ainda quedaram-se os candidatos mais conhecidos, como Tim Pawlenty (8%), Sarah Palin (7%), Newt Gingrich (3%) ou Mike Huckabee (3%).
Este score de Mitt Romney, apesar de muito expressivo, não é propriamente uma surpresa, pois Romney tem uma residência no New Hampshire, que, por sua vez, faz fronteira com o Massachusetts, Estado onde foi governador. Além disso, o facto de Romney ter apostado forte no granite state em 2008, apesar de ter perdido para John McCain, faz com que seja bastante conhecido entre os eleitores do Estado. 
Com Romney a partir como claro favorito para vencer no New Hampshire, os candidatos mais conservadores, como Huckabee, Gingrich ou Palin, terão de apostar forte nos caucuses do Iowa, terreno onde baterão mais facilmente o antigo governador do Massachusetts. Porém, apenas poderá haver um vencedor e, pelo menos para já, Mike Huckabee (se vier a concorrer), ex-governador do Arkansas, parece ser o melhor colocado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário