quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um primeiro olhar sobre o mapa eleitoral

A quase dois anos de distância das eleições presidenciais de 2012, o site Cook Political Report lançou já a sua primeira análise à tendência de voto de cada Estado norte-americano. Segundo a equipa de Charlie Cook, o cenário encontra-se, por esta altura, muito equilibrado, com os democratas a terem 186 votos eleitorais seguros, enquanto os republicanos contam com 196. Se juntarmos ainda os Estados colocados na categoria "Lean", obtemos um verdadeiro empate, com 221 votos eleitorais para o candidato democrata (certamente Barack Obama) e 219 para o concorrente do GOP. Finalmente, ficam 7 Estados na coluna dos Toss-ups, os verdadeiros swing-states e que totalizam 98 votos eleitorais.
A meu ver, esta é uma previsão segura, sem grandes surpresas, mas talvez demasiadamente pessimista para as perspectivas democratas. O Cook Political Report coloca a Carolina do Norte, o Indiana e a Virgínia, três Estados que Obama venceu em 2008, no lado republicano. Apesar de concordar com a posição do Indiana, parece-me que a Carolina do Norte e a Virgínia são toss-ups, dadas as mudanças demográficas que se têm verificado nesses dois Estados e que favorecem os democratas.
Claro que este é um exercício meramente conjectural, dada a grande distância temporal até Novembro de 2012 e não sabermos como evoluirá a situação económica do país, a popularidade do Presidente Obama junto do eleitorado e, obviamente, sem se conhecer o ticket republicano. Porém, para political junkies como eu, este tipo de "palpites" são sempre interessantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário