terça-feira, 22 de março de 2011

Pawlenty anuncia candidatura

Tim Pawlenty anunciou ontem, através da sua página no Facebook, que irá ser candidato à Casa Branca em 2012. Não se trata de nenhuma surpresa, pois T-Paw, como gosta de ser conhecido, era já uma certeza para a corrida eleitoral. Contudo, como se trata do primeiro candidato de primeira linha a entrar formalmente em campanha, o antigo governador do Minnesota pode incentivar outras figuras, como Mitt Romney ou Newt Gingrich a entrarem oficialmente na contenda.
O facto de Pawlenty ter anunciado a sua candidatura através de um vídeo na mais famosa rede social do mundo é uma prova da importância crescente das novas tecnologias e formas de comunicação na política. Em 2008, Barack Obama foi o campeão nesse campo, batendo os seus adversários por larga margem. Contudo, em 2012, o mais provável é que os republicanos, com a lição bem aprendida, tudo façam para anular a desvantagem face ao Presidente no que diz respeito à presença na Internet e nas redes sociais. E este anúncio de Pawlenty é um bom primeiro passo nesse sentido.
Em relação às hipóteses eleitorais de Tim Pawlenty, ainda é cedo para se realizar um prognóstico definitivo. O facto de ter sido o primeiro político "sério" a anunciar a candidatura advém do seu maior problema: é pouco conhecido fora do Minnesota. Assim sendo, precisa de mais tempo sob os holofotes para que os americanos se familiarizem consigo do que nomes feitos como Romney, ou Gingrich. Contudo, numa altura em que parece provável que nem Sarah Palin nem Mike Huckabee entrem na luta pela nomeação do GOP, o campo está mais aberto do que nunca e Pawlenty, com as suas credenciais conservadoras, de contenção fiscal e com experiência executiva, pode ser uma força a ter em conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário