quarta-feira, 23 de março de 2011

Rand Paul testa as águas

Em 2009 e 2010, o Partido Republicano obteve importantes vitórias eleitorais, entre eleições para a Câmara dos Representantes, o Senado e governos estaduais. Nesse período, emergiram novas estrelas do partido, que representam uma vaga de políticos republicanos com sangue novo e capacidade de catapultarem o GOP para os sucessos de que andaram afastados entre 2006 e 2008. Entre essas rising stars, destacaram-se nomes como os de Chris Christie, Bob McDonnel, Marco Rubio ou Rob Portman. Contudo, todos eles têm afastado a possibilidade de entrarem na corrida presidencial já em 2012, provavelmente à espera de uma melhor oportunidade do que num ano onde teriam de enfrentar um presidente em exercício.
Assim, e quando já não se esperava que nenhum destes "jovens lobos" republicanos participasse nas primárias republicanas de 2012, eis que Rand Paul, recentemente eleito Senador pelo Kentucky, sugere estar a ponderar uma candidatura à Casa Branca, tendo visitado a Carolina do Sul, um dos early states, para discutir essa possibilidade. Adiantou, porém, uma única certeza: não concorrerá contra o seu pai, Ron Paul, congressista do Texas, e candidato presidencial em 2008.
Apesar de o mais recente Senador pelo Kentucky ter diminutas hipóteses de conseguir a nomeação pelo seu partido, poderia mobilizar a ala libertária do Partido Republicano e, à imagem do que aconteceu com o seu pai em 2008, criar um movimento de entusiasmo à sua volta. Além disso, é agora muito mais conhecido a nível nacional do que era o seu pai no último ciclo eleitoral e o calendário das primárias favorece-o, podendo conseguir bons resultados no Iowa, com o seu eleitorado conservador, e no New Hampshire, onde existem muitos eleitores com tendências libertárias. 
A entrada de Paul na corrida seria, sem dúvida, um motivo de interesse acrescido numa contenda que teima em iniciar-se e ameaça tornar-se pouco cativante. De qualquer forma, uma coisa é certa: Rand Paul não será o próximo Presidente dos Estados Unidos.

2 comentários:

  1. Penso q o Rand, ao contrario do Pai, consegue apelar a outros secrores republicanos, nao so ao libertario.

    Prestar atencao a esta jovem promessa do GOP, que de certeza, vai ter um papel importante no Senado e no partido nos proximos anos.

    ResponderEliminar