domingo, 15 de maio de 2011

Huckabee fora da corrida

Mike Huckabee anunciou ontem à noite que não irá ser candidato presidencial em 2012, depois de terem circulado rumores, durante o dia, de que iria entrar na corrida. Durante os últimos meses, existiu sempre uma grande incerteza em relação a uma possível candidatura do antigo Governador do Arkansas, que foi a grande surpresa das primárias presidenciais republicanas de 2008, onde venceu 8 corridas, incluindo o decisivo Iowa e muitos Estados do Sul.
Com esta decisão de Mike Huckabee, o panorama das primárias republicanas mudam totalmente de figura. O antigo pastor evangélico, beneficiando da popularidade conquistada em 2008 e através do seu programa na FOX News, surgia muito bem posicionado nas sondagens para conseguir a nomeação. Em especial no Iowa e na Carolina do Sul, dois dos mais importantes Estados no processo de nomeações presidenciais, o antigo pastor evangélico era visto como o grande favorito. Além disso, a direita evangélica, um grupo fundamental na escolha dos nomeados do GOP, ficou orfã daquele que seria o seu escolhido natural.
São vários os candidatos já conhecidos que podem beneficiar da ausência de Huckabee. Tim Pawlenty poderá ter agora uma palavra a dizer, já que o Iowa seria sempre a sua grande oportunidade de entrar na luta pela nomeação republicana. Assim, com Mike Huckabee fora da corrida, a sua missão impossível é-o um pouco menos. Por sua vez, Mitt Romney, que se presume ir conseguir bons resultados no New Hampshire e no Nevada, vê as suas possibilidades de disputar o Iowa e a Carolina do Sul aumentarem, o que poderia ditar a sua virtual nomeação ainda antes da Super Tuesday. Sem Huckabee (e, já agora, sem Haley Barbour), Newt Gingrich vê melhoradas as suas possibilidades de se assumir como o candidato do Sul, o principal bastião do Partido Republicano.
A nível pessoal, esta deve ter sido a melhor decisão para Mike Huckabee, que nunca escondeu não gostar do capítulo das campanhas presidenciais em que tem de andar a pedir e angariar dinheiro para uma empreitada destas dimensões. A sua entrada na corrida implicaria ainda a saída da FOX News, onde recebe um ordenado chorudo que lhe permite estar a construir uma mansão na Florida, avaliada em três milhões de dólares. Por fim, Huckabee será sempre um dos alvos primordiais dos candidatos presidenciais do GOP, que se baterão afincadamente por contar com o apoio de um dos mais populares republicanos. Mike Huckabee poderá não ser candidato à presidência, mas será, sem dúvida, um dos principais kingmakers de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário