quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Florida, como sempre decisiva

Já é tradição que a Florida seja um dos mais importantes Estados numa eleição presidencial norte-americana. O caso mais flagrante foi quando, em 2000, Bush alcançou a presidência depois de vencer, de forma muito contestada, Al Gore no sunshine state, ainda que tenha recebido menos votos a nível nacional do que o seu opositor. Contudo, a relevância da Florida parece estar a estender-se também para as eleições primárias.
Já em 2008, foi a vitoria na primária da Florida que lançou definitivamente John McCain para a nomeação republicana. Agora, o solarengo Estado do Sul dos Estados Unidos promete também desempenhar um importante papel nas primárias republicanas. Isto porque a Florida é o quinto Estado a ir a votos no calendário republicano, depois de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. Acontece que, pelo menos actualmente, é previsível que Rick Perry e Mitt Romney dividam esses Estados entre eles, com Perry a vencer no Iowa e na Carolina do Sul, ficando Romney com o New Hampshire e o Nevada. Assim, seria a Florida a desempatar a corrida antes da Super Tuesday, momento onde ocorrem várias eleições simultaneamente e onde, face à quantidade de Estados em jogo, o momentum com que se lá chega acaba por ser determinante.Para já, e segundo uma sondagem da Quinnipiac, é Rick Perry que leva vantagem, com 28% das intenções de voto, contra 22% de Romney. 
Contudo, há ainda muito tempo para que Romney consiga dar a volta a recuperar o terreno perdido para Perry, que, relembre-se, tem a vantagem de ser sulista. E a resposta do antigo Governador do Massachusetts na Florida pode começar já hoje, quando tiver lugar mais um debate entre os candidatos presidenciais do GOP, precisamente no sunshine state, na cidade de Orlando, num evento organizado pela Fox News e pela Google. Até porque se tivermos em conta as últimas prestações de Perry e Romney em debates televisivos, então o último tem motivos para estar optimista.

Sem comentários:

Enviar um comentário