quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Christie out; Romney up

Apesar da mais recente vaga de pressão para que reconsiderasse e entrasse na disputa pela nomeação republicana, Chris Christie optou por ficar de fora da corrida à Casa Branca, conforme anunciou, ontem, numa conferência de imprensa em New Jersey. Afastou ainda a possibilidade de poder vir a ser o candidato vice-presidencial do seu partido, mas não pôs de parte uma candidatura no topo do ticket em 2016.
Com esta decisão do Governador de New Jersey, que até era previsível, parece que está encontrada a composição final do leque de candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos. Com o aproximar dos prazos de candidatura às primárias de alguns Estados, dificilmente teremos mais alguém a entrar na corrida. Isto apesar de voltarem a surgir rumores relacionados com Sarah Palin, depois de uma firma de advogados com ligação à running mate de John McCain em 2008 ter alegadamente sondado alguns dos early states relativamente aos prazos de inscrição nas suas primárias. Contudo, dificilmente Palin entrará na corrida, já que o seu espaço político está já ocupado por candidatos como Michelle Bachmann ou Rick Perry, mas até porque a maioria dos republicanos não a quer ver entrar na corrida.
Após a recusa de Chris Christie, parece que os eleitores republicanos terão mesmo de se contentar com os concorrentes já conhecidos, sendo certo que Mitt Romney e Rick Perry são os grandes favoritos a selarem a nomeação pelo GOP. Todavia, o principal beneficiado da decisão de Christie é mesmo Romney, que teria no Governador de New Jersey um concorrente directo pelos mesmos grupos eleitorais onde, actualmente, não tem quase oposição: os republicanos moderados, os independentes e os eleitores do Nordeste norte-americano. Assim, e apesar de estarmos ainda muito longe de poder fazer previsões, parece que Mitt Romney está cada vez em melhor posição para ser o adversário de Barack Obama, em Novembro de 2012.

1 comentário:

  1. Romney e favorito mas acho que Perry vai ter uma palavra a dizer. Veja-os incriveis montantes que angariou desde que declarou candidatura...

    Joao

    ResponderEliminar