domingo, 11 de dezembro de 2011

A aposta de 10 mil dólares que assombrará Romney

Ontem à noite decorreu mais um debate entre os candidatos republicanos (com excepção de John Huntsman) à Casa Branca. A NBC News e o Des Moines Register foram os anfitriões do evento que teve lugar no Iowa, o Estado onde será dado o pontapé de saída da época de primárias, já no próximo dia 3 de Janeiro. 
Para este debate,  o grande ponto de interesse era saber como Newt Gingrich reagiria, agora que lidera as sondagens, e se os seus adversários partiriam para o ataque, nomeadamente Mitt Romney. E Gingrich deu uma excelente resposta,conseguindo uma boa prestação. Mas não foi o único a ter uma noite positiva, já que Michelle Bachmann, Ron Paul, Rick Santorum e Rick Perry também não estiveram nada mal.
Contudo, o grande destaque da noite vai para um passo em falso de Mitt Romney, que até aqui tinha passado incólume nos debates, saindo vencedor da maioria deles. Só que ontem, num momento em que estava a ser acossado por Perry devido ao sistema de saúde que implantou enquanto Governador do Massachusetts, Romney propôs uma aposta de 10 mil dólares ao seu adversário. Pode ter sido uma forma de expressão inocente, mas a verdade é que, numa altura em que os EUA e o mundo atravessam uma crise económica brutal, um candidato presidencial não se pode referir de forma tão leviana em relação a uma quantia que, para a maioria dos eleitores, representa uma pequena fortuna. 
Como não podia deixar de ser, os candidatos republicanos e mesmo os democratas não perdoarão este deslize de Romney e não tardarão a caracterizá-lo como estando afastado da realidade do eleitor comum. Depois de ontem, é provável que Romney aprenda uma lição que Perry também já teve de aprender da pior maneira: nos debates, pouco há a ganhar, mas muito a perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário