terça-feira, 6 de março de 2012

Super Tuesday

Chegou finalmente o grande dia das primárias presidenciais. A Super Tueday de 2012 não é tão super como a de outros anos, mas é constituída, ainda assim, por votações em dez Estado e marcará certamente a campanha eleitoral em curso.
Geórgia, Ohio, Massachusetts, Idaho, Dakota do Norte, Oklahoma, Tennessee, Vermont, Virginia e Alaska dirão de sua justiça durante o dia de hoje. As atenções estarão principalmente viradas para o Ohio, onde Mitt Romney veio de trás nas sondagens e parece agora em melhor posição para derrotar Rick Santorum e para o Tennessee, Estado em que Santorum é favorito, ainda que por curta margem. Depois, na Geórgia e no Massachusetts deverão vencer os candidatos que jogam em casa, respectivamente Newt Gingrich e Romney. No Oklahoma, um Estado profundamente conservador, a vitória não deve fugir a Santorum, enquanto o Vermont e a Virgínia (onde apenas Romney e Ron Paul surgirão nos boletins de voto) ficarão na coluna do ex-Governador do Massachusetts. Finalmente, Dakota do Norte, Idaho e Alaska são corridas pouco importantes e onde não se têm realizado sondagens. Nesses Estados, o vencedor é incerto, mas Ron Paul terá aqui aquela que poderá ser a sua derradeira oportunidade de conseguir uma vitória na presente campanha eleitoral.
A Super Tuesday de hoje não definirá o nomeado presidencial do Partido Republicano, mas será certamente decisiva na clarificação da corrida. A análise dos resultados de hoje será muito condicionada pelo que acontecer no Ohio, um Estado com uma dimensão importante e geralmente decisivo nas eleições presidenciais. Quem aí vencer, estará em melhores condições de declarar vitória. Será, por isso, o Estado a seguir com mais atenção.
Seja como for, a noite (ou madrugada, em Portugal) será longa e promete ser emocionante.

Sem comentários:

Enviar um comentário