quarta-feira, 25 de abril de 2012

Romney cumpre calendário

A escolha de Mitt Romney como o nomeado presidencial do GOP em 2012 ficou sentenciada no momento em que Rick Santorum abandonou a corrida, deixando apenas um Newt Gingrich a meio gás e um inofensivo Ron Paul a disputarem as primárias com o antigo Governador do Massachusetts. 
Assim, esperava-se que as primárias de ontem, com cinco Estados a irem a votos (Nova Iorque Delaware, Connecticut, Pensilvânia e Rhode Island servissem apenas para cumprir calendário. Apenas no pequeno Estado do Delaware, onde Gingrich apostou em força nos últimos dias e conseguiu alguns apoios importantes a nível estadual, se admitia que a vitória do presumível nomeado republicano estivesse em causa. Contudo, ontem à noite, Romney conseguiu claras e inequívocas vitórias, ultrapassando a marca dos 50% em todos os Estados em jogo, incluindo o já citado Delaware e na Pensilvânia, onde se previa, até à desistência de Santorum, que se desenrolasse a "batalha" final pela nomeação republicana. 
Depois destes triunfos, Romney ainda não é formalmente o nomeado republicano, mas ficou já muito perto de atingir o número de delegados necessários para poder reclamar esse título na Convenção Nacional Republicana, em Tampa, Florida. Mas, seja como for, a verdade é que Romney é já tratado pelo seu partido e pela imprensa como o presumível nomeado e é provável que o passo final - a desistência dos adversários que ainda restam - não demore muito a chegar. Aliás, Gingrich, no seu discurso de ontem, já afirmou que vai agora pensar na melhor maneira de ajudar o seu partido. Ou seja, a sua saída da corrida deverá estar para breve.
Com a nomeação garantida, Mitt Romney há já algum tempo que está concentrado no seu próximo adversário: Barack Obama. Ontem, no seu discurso, que foi mais de aceitação da nomeação do que de vitória na noite eleitoral, deixou bem vincado que, a partir de agora, não dará tréguas ao ainda Presidente dos Estados Unidos. E a corrida está apenas a aquecer...

Sem comentários:

Enviar um comentário