terça-feira, 10 de abril de 2012

Santorum sai de cena

Depois de alguns dias de ponderação, e em que esteve ausente da campanha devido a doença da sua filha mais nova, Rick Santorum decidiu hoje abandonar a corrida pela nomeação presidencial do Partido Republicano. Assim sendo, a época de primárias chega, na prática, ao fim, já que Mitt Romney perde o seu principal adversário e torna-se, definitivamente, o presumível nomeado republicano. 
Santorum conseguiu nestas primárias um feito verdadeiramente notável. No início da campanha, era apenas uma nota de rodapé, raramente merecendo destaque dos media e surgindo nas sondagens quase sempre nos últimos lugares. Contudo, nas vésperas dos caucuses do Iowa, Santorum encetou uma fantástica recuperação que lhe permitiu mesmo vencer nesse Estado. E, à medida que a época de primárias foi decorrendo, Rick Santorum estabeleceu-se como a maior ameaça para Mitt Romney, o grande favorito. 
Apesar de, no final, ter sido derrotado por um concorrente que contou com uma esmagadora superioridade financeira, estrutural e organizacional., Santorum conseguiu, com esta sua campanha, tornar-se um dos líderes do Partido Republicano e terá, no futuro (talvez até nas eleições de 2016), um papel de relevo na política norte-americana. 
Findas as primárias, marcadas por um ambiente hostil e negativo entre os candidatos republicanos, segue-se o inevitável cerrar de fileiras em torno do candidato presidencial. Mitt Romney, que será, salvo algo de verdadeiramente extraordinário, o adversário de Barack Obama, na eleição geral de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário