quinta-feira, 19 de julho de 2012

New Mexico em jogo?

À medida que se aproximam as eleições presidenciais (serão a 6 de Novembro), convém ir prestando uma atenção mais detalhada às sondagens de nível estadual, nomeadamente nos chamados battleground states, onde se vai decidir o vencedor.
O New Mexico é, normalmente, um desses Estados decisivos. Contudo, nos últimos anos, este Estado do midwest tem-se tornado progressivamente mais democrata, fruto do aumento da comunidade hispânica - o New Mexico é o Estado mais latino da União, já que mais de 40% da sua população pertence a este grupo "étnico". Em 2008, Barack Obama venceu folgadamente neste Estado, derrotando John McCain por quase quinze pontos percentuais.
Assim, não se esperava que, este ano, o New Mexico fosse entrar nas contas da corrida e as sondagens vinham confirmando essas previsões, mostrando Obama à frente de Romney por uma larga margem. Ontem, porém, um estudo da Public Policy Polling atribui apenas 5% de vantagem ao Presidente, o que traduz uma redução drástica na diferença entre Obama e Romney em relação às últimas sondagens da mesma empresa no New Mexico, em que o Presidente tinha cerca de 15% de vantagem sobre o nomeado republicano.
É certo que esta sondagem pode apenas tratar-se de um outlier e terá de ser confirmada por outros estudos de opinião que confirmem os números da PPP. Todavia, e pelo menos para já, é melhor não riscarmos o New Mexico da lista de Estados a seguir com atenção nesta muito disputada corrida eleitoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário