terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Missouri parece competitivo

Em eleições presidenciais, o Missouri é considerado um barómetro, já que, desde 1904, apenas por duas vezes (em 1956 e em 2008) o vencedor neste Estado não coincidiu com o vencedor da eleição geral. Assim, o Missouri é tradicionalmente um battleground state bastante disputado durante a campanha presidencial. Neste ciclo eleitoral, porém, este Estado não parecia, à partida, um dos principais palcos da corrida à Casa Branca, até porque se, em 2008, num ano extremamente favorável para os democratas, Obama não foi capaz de vencer neste Estado, então, desta vez, isso ainda seria mais improvável.
Talvez em virtude dessa descrença quase geral de uma corrida renhida no Missouri, este Estado tem recebido pouca atenção por parte das empresas de sondagens e há algum tempo que estávamos sem notícias sobre o rumo dos acontecimentos neste Estado do midwest. Contudo, foram divulgadas duas sondagens sobre a disputa presidencial no Missouri e, de forma até algo surpreendente, ambas mostram uma corrida muito renhida, com Mitt Romney a superiorizar-se a Barack Obama por apenas um ponto percentual.
Primeiro, foi a SurveyUSA a apresentar uma sondagem que colocava Romney com 45% das intenções de voto, contra os 44% de Obama. Quando esse estudo surgiu, houve quem pensasse (eu próprio incluído) que se tratava de "ruído estatístico". Contudo, logo depois, surgiu uma nova sondagem, desta vez da Chilenski Strategies (confesso que desconheço esta empresa), que mostrou números semelhantes - Romney 48%, Obama 47%, o que pode indicar que, afinal, o Missouri é mesmo um Estado competitivo e a ter em conta para a eleição presidencial.
Ainda assim, parece-me que o Missouri não será decisivo na luta pela Casa Branca. É certo Barack Obama pode perfeitamente sair vencedor neste Estado, mas, se o fizer, será certamente num cenário em que ganhará facilmente a eleição geral, já que o Missouri é significativamente mais republicano que a média nacional.Ou seja, muito dificilmente serão os votos eleitorais do Missouri a decidir o desfecho da eleição.

Sem comentários:

Enviar um comentário