terça-feira, 30 de julho de 2013

LBJ vs JFK vs Nixon

Terminei ontem a leitura de mais um belo livro sobre política norte-americana. Da autoria de David, Pietrusza, a obra 1960 - LBJ vs JFK vs Nixon - The Epic Campaign That Forged Three Presidencies debruça-se sobre a histórica eleição de 1960, que colocou frente a frente verdadeiros vultos da história política dos Estados Unidos. Entre eles, destacam-se John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon que seriam os três seguintes ocupantes da Casa Branca, ainda que apenas um deles, Kennedy, fosse o vencedor da eleição desse ano.
Com uma escrita que prende o leitor e contando com algumas histórias verdadeiramente deliciosas sobre os bastidores da campanha (os capítulos dedicados ao histórico primeiro debate entre Kennedy e Nixon são de leitura obrigatória), o final do livro é atingdo com uma velocidade vertiginosa.
David Pietrusza, apesar de conservador, esforça-se por se manter imparcial, ainda que me tenha parecido que John Kennedy teve direito a um tratamento especialmente negativo (também é possível que isso se deva ao facto de, nesta obra, JFK não ser retratado como fazendo parte de um conto de fadas, algo recorrente na misitificação criada à volta do 35º Presidente americano após a sua morte).
Dito isto, resta-me aconselhar a leitura desta obra, não muito extensa (417 páginas), ainda que não exista versão portuguesa. Afinal, apesar de existirem diversos livros sobre a épica eleição de 1960, poucos têm a qualidade desta obra de Pietrusza.

Sem comentários:

Enviar um comentário